Gastronomia Afetiva

Sou fruto de uma geração que saiu da cozinha para conquistar o mundo lá fora, o trabalho em grandes empresas, serviço público, empreendedorismo...por sermos uma família de mulheres negras, esse compromisso em sair da cozinha foi ainda maior...


Poucas mulheres dessa geração, marcadas pelo poder do matriarcado, em especial na minha família, se conformaram em exercer seus talentos e dons apenas no âmbito familiar.
 Fui então cursar gastronomia, por sempre amar e desejar conciliar essas duas paixões - família e trabalhar cozinhando.


Porém, em um dado momento, percebi que muitas das minhas histórias familiares poderiam ser contadas através da minha alimentação - tenho certeza quase que absoluta que as suas também... Já parou pra pensar nisso?


Daí então, nasceu meu trabalho com gastronomia afetiva!


Quem registra suas memórias através de experiências  gastronômicas afetivas, tem um dado histórico e regional riquíssimo, além de dar ainda mais veracidade e valor a sua ancestralidade.


Por isso sou professora, amante da comida que traz conforto a alma. Ensino a quem não sabe cozinhar, com propósito de criar e resgatar essas histórias, através da cozinha  familiar, incentivando a cada aluno ou cliente a entender suas origens alimentares, reproduzindo-as e levando esses sabores e saberes as próximas gerações.


É assim que descrevo a gastronomia que realizo, essa é a autêntica cozinha afetiva pela qual sou perdida e eternamente apaixonada!


Chef Debora Campos